Fonte: Culturadoria | 12/Mai/2025
O Cine Pojichá chega à 11ª edição celebrando o cinema mineiro em espaços abertos de Belo Horizonte e Macacos. Entre os dias 13 e 18 de maio, o público poderá conferir gratuitamente 20 produções que exploram o tema “Infâncias Plurais”. A abertura será no dia 13, às 18h, na Praça Duque de Caxias, em Santa Tereza, com a exibição do longa “Menino no Espelho”, dirigido por Guilherme Fiúza, seguida do curta “Um Olhar sobre o Outro”, de Bruny Murici.
As projeções se espalham por quatro espaços em Belo Horizonte. São eles: Praça Duque de Caxias (Santa Tereza), Praça Floriano Peixoto (Santa Efigênia), Tertúlia Espaço Cultural (Barreiro) e Centro Cultural Venda Nova. Em Macacos, os filmes serão exibidos na Praça da Igrejinha, no centro do município.
Criado em 2017 pelo coletivo InCena, o Cine Pojichá tem como objetivo incentivar o cineclubismo e fortalecer a formação de público para o cinema produzido em Minas Gerais. Nesta edição, o festival reúne 20 produções de diversas cidades do estado, incluindo Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberlândia, Pedro Leopoldo, Ervália, Ribeirão das Neves, Muriaé e Teófilo Otoni. Entre os títulos selecionados estão “A do Azul do Seu Nome”, de Mia Mozart (Juiz de Fora), “Aquilo Ali é um Caos”, de Thiago Rosado (Belo Horizonte) e “O Ingazeiro”, de Tobias Rezende (Ervália).
Além das exibições ao ar livre, o festival promove oficinas de roteiro cinematográfico e produção audiovisual. Haverá, também, um seminário sobre cineclubismo e debates sobre a produção audiovisual mineira.
O nome “Pojichá” homenageia uma etnia indígena do Vale do Mucuri e Jequitinhonha. A escolha faz referência à locomotiva Pojichá, que ligava Minas Gerais à Bahia e hoje é um monumento em Teófilo Otoni. Desde 2017, o festival já exibiu mais de 150 filmes e realizou mais de 30 atividades paralelas, alcançando um público de 5 mil pessoas.
Serviço:
The post Cine Pojichá leva cinema mineiro para praças de BH e Macacos appeared first on Culturadoria.
Este conteúdo foi originalmente publicado no site “https://culturadoria.com.br/"
Clique no link para conhecer o site.